O que é o Bruxismo?
Se é desenvolvido Bruxismo em crianças ou um adolescente na casa, dificilmente pais, irmãos ou pessoas que convivem no mesmo ambiente não notem o fato. Ranger ou apertar os dentes com força, chegando a apresentar sons é o que caracteriza o bruxismo. Entretanto quando se manifesta durante o dia chama-se bruxismo da vigília. Sendo que na maioria das vezes ocorre em forma de apertamento dos dentes.
Em crianças mais novas, o bruxismo pode ser uma consequência da imaturidade da formação do sistema neuromuscular.
Sistema eue está apresentando-se de forma passageira, decorrente da “descoberta” dos contatos dos dentes que irromperam na cavidade bucal.
A presença de bruxismo do sono em crianças é motivo de preocupação por parte dos pais; Pois a percepção do barulho de ranger de dentes pode prejudicar a qualidade do sono, afetando a saúde e a vida no dia-a-dia da família.
O bruxismo é classificado como uma desordem de movimento relacionada ao sono, cuja presença pode ou não representar um distúrbio. Para ser diagnosticado como tal é preciso que hajam queixas de alterações no sono, sonolência diurna ou fadiga.
O que causa o bruxismo na infância?
Diversos fatores podem ser associados à ocorrência de bruxismo em crianças e adolescentes. Por exemplo, Fatores psicossociais, predisposição genética e familiar, fatores exógenos (álcool, cafeína, exposição à fumaça de cigarro, drogas ilícitas e alguns medicamentos). Do mesmo modo a respiração bucal, asma e outras doenças sistêmicas têm sido associados ao bruxismo. Crianças que dormem menos de oito horas por noite e com presença de luz e barulho durante o sono são mais predispostas ao problema.
Como se faz o diagnóstico ?
O diagnóstico de bruxismo em crianças se baseia no relato dos pais/cuidadores. Pois são eles que percebem o ranger ou apertar de dentes das crianças com maior fidelidade. Os desgastes excessivos dos dentes decíduos (dentes “de leite”) podem ser indicativos de bruxismo.
Bem como sinais e sintomas de dor e/ou fadiga da musculatura mastigatória quando estão associados ao relato de ranger de dentes. A polissonografia, exame realizado no laboratório de sono, embora não seja necessária para o diagnóstico, deve estar associada à gravação de audio e vídeo para o estabelecimento do diagnóstico definitivo de bruxismo.
Como tratar ?
Os pais muitas vezes não sabem que conduta tomar frente ao bruxismo. Por isso se faz necessário o apoio do cirurgião-dentista ou do odontopediatra para o controle dos sintomas e desgastes dos dentes. O tratamento deve ser multidisciplinar, em conjunto com a medicina e a psicologia.
Sempre visando a melhora na qualidade de vida do paciente e de seus familiares.