O que é a prótese protocolo?
A prótese protocolo é uma solução moderna para reabilitação oral de pacientes que perderam todos os dentes. Ela funciona como uma prótese fixa, composta, normalmente, por 12 dentes presos em uma única estrutura, que são parafusados sobre 4, 5 ou 6 implantes.
Esse tipo de prótese ajuda a restabelecer as funções de mastigação e fala, além de proporcionar um resultado estético natural, devolvendo aos pacientes sua autoestima e confiança para sorrir.
Quais os diferenciais dessa prótese?
Existem diferentes tipos de próteses, e cada uma delas atende a uma necessidade. No caso em que o paciente perdeu todos os dentes, as opções mais utilizadas são as próteses removíveis, a prótese overdenture e a prótese protocolo.
A prótese removível, também conhecida como dentadura, pode ser removida pelo paciente sempre que necessário, inclusive para a higienização. Ela fica apoiada na gengiva e pode precisar de cremes de fixação para garantir um bom funcionamento.
Esse tipo de prótese apresenta várias desvantagens em relação à prótese protocolo, uma delas é o desconforto. A dentadura, muitas vezes, desliza sobre a gengiva, o que pode causar aftas e machucados. Além disso, ela sofre desgaste com o tempo e mudanças de cor. Muitas vezes precisa ser substituída e pode provocar situações embaraçosas.
Já a prótese overdenture também é removível, apesar de utilizar de 2 a 4 implantes como encaixes. Assim como a móvel, esse tipo de prótese também precisa ser retirado para a higienização e apresenta algumas desvantagens em relação à prótese protocolo.
A primeira desvantagem diz respeito à eficiência na mastigação. Como a prótese overdenture tem menos pontos de fixação na arcada, ela é considerada menos eficiente. Além disso, o sistema de encaixe da prótese overdenture precisa ser trocado de tempos em tempos, enquanto as próteses protocolo não precisam desse tipo de manutenção.
Quais os benefícios da prótese protocolo?
Optar pela prótese protocolo para reabilitação oral traz diversos benefícios ao paciente. A seguir, listei alguns dos principais.
1. Melhor eficiência mastigatória
Por ser fixa em um maior número de implantes, a prótese protocolo apresenta maior estabilidade e eficiência na mastigação do que as outras soluções. Enquanto a prótese móvel restabelece cerca de 20% da capacidade mastigatória, o protocolo fixo oferece cerca de 85%. Assim, as restrições na alimentação diminuem, e o paciente pode comer quase tudo o que quiser com a mesma segurança que teria com os dentes naturais.
2. Fácil adaptação
Quando o paciente perde todos os dentes e opta por uma prótese removível, o osso responsável pela sustentação dentária para de receber estímulo, o que resulta em um processo de reabsorção óssea. Assim, o osso fica mais fino a cada ano, aumentando o sofrimento do paciente sempre que é necessário trocar a prótese.
Já na prótese protocolo é preciso fazer a fixação do implante de titânio no osso, o que, além de garantir mais estabilidade à prótese, também interrompe o processo de reabsorção óssea e torna a adaptação muito mais fácil e tranquila.
3. Durabilidade elevada
Quando o paciente é disciplinado e segue corretamente as recomendações de higienização e visitas ao dentista, a prótese protocolo pode apresentar uma duração bem maior do que as demais alternativas. A duração média é de 5 a 10 anos, no entanto, existem relatos de próteses sobre implantes com duração de mais de 20 anos.
4. Resultados estéticos favoráveis
A prótese protocolo oferece resultados estéticos muito naturais, e não é possível perceber onde começa ou termina a prótese nem notar que os dentes são artificiais. Esse resultado impacta diretamente a autoestima do paciente, devolvendo sua autoconfiança ao sorrir e conversar, além de melhorar significativamente sua qualidade de vida.
5. Mais liberdade
Quem utiliza dentaduras, certamente, já se viu em momentos de constrangimento ao falar, comer, sorrir ou assoprar, percebendo que a prótese deslocou. O medo de que algo assim aconteça é constante para pessoas que utilizam próteses removíveis, o que faz com que muitos pacientes vivam sua vida com restrições.
As próteses protocolo, por apresentarem maior estabilidade e ficarem completamente fixas no maxilar, permitem que o paciente tenha mais liberdade e desprendimento, sem precisar se preocupar em utilizar adesivos fixadores e sem medo de situações embaraçosas.
6. Menos dores e cortes frequentes nas gengivas
Como visto, a prótese protocolo não se desloca, o que traz outra grande vantagem: a ausência de machucados e cortes nas gengivas. Por ser feita sobre implantes, a instalação é bastante simples e, caso seja realizada por um profissional qualificado, praticamente indolor.
Logo, optando por esse tipo de prótese, o paciente não sofrerá com dores decorrentes da reabsorção óssea nem com machucados e cortes por conta da movimentação.
7. Facilidade de higienização
O processo de higienização da prótese protocolo também não tem segredos. Basta fazer a escovação, no mínimo, três vezes ao dia e utilizar o fio dental e as escovas interdentais para limpar os espaços que o paciente não consegue alcançar com a escova convencional. Além disso, as visitas ao dentista também devem ser periódicas para garantir uma maior durabilidade à prótese.
A prótese protocolo é a solução mais vantajosa e interessante para pacientes que perderam todos os dentes e desejam fazer a reabilitação ganhando mais qualidade de vida. Na hora de iniciar o tratamento, é importante, contudo, contar com um profissional responsável e seguro para garantir os melhores resultados.