A Diabetes afeta a capacidade do seu corpo para processar o açúcar. Todo alimento que você come é transformado em açúcar e é usado como energia. No diabetes tipo I, o corpo não produz insulina suficiente, um hormônio que transporta açúcar do sangue para as células que precisam dele para obter energia. No diabetes tipo II, o corpo deixa de responder à insulina. Ambos os casos resultam em níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode causar problemas nos olhos, nervos, rins, coração, dentre outros.
Então, o que isso tem a ver com esse seu sorriso – e como você pode protegê-lo? Primeiro, é importante entender os sinais da diabetes e os papéis que eles desempenham em sua boca.
Os sintomas do diabetes não tratado
Os sinais de alerta do diabetes aparecem em todas as partes do seu corpo. Depois de um exame de sangue, você pode ser informado por um médico que você tem açúcar elevado no sangue. Você pode sentir muita sede ou ter que urinar muito. Perda de peso e fadiga são outros sintomas comuns. Diabetes também pode causar a perda de consciência se o açúcar no sangue cair muito baixo.
Se a diabetes for deixada sem tratamento, isso pode prejudicar sua boca também. Veja como:
- Você pode ter menos saliva, fazendo com que sua boca fique seca. (A boca seca também é causada por certos medicamentos.)
- Porque saliva protege seus dentes, você também está em maior risco de cáries.
- As gengivas podem ficar inflamadas e sangrar com frequência (gengivite).
- Você pode ter problemas para degustar comida.
- Você pode experimentar a cicatrização tardia da ferida.
- Você pode ser suscetível a infecções dentro da boca.
- Para crianças com diabetes, os dentes podem entrar em erupção em uma idade mais cedo do que o normal.
Por que as pessoas com diabetes são mais propensas à doença das gengivas
Todas as pessoas têm mais bactérias vivendo na boca agora do que pessoas neste planeta. Se eles fazem sua casa em suas gengivas, você pode acabar com a doença periodontal . Esta doença inflamatória crônica pode destruir suas gengivas, todos os tecidos que seguram seus dentes e até mesmo seus ossos.
A doença periodontal é uma patologia bucal comum que afeta pessoas que vivem com diabetes, afetando quase 22% das pessoas diagnosticadas. Especialmente com o aumento da idade, o baixo nível de açúcar no sangue aumenta o risco de problemas de gengiva. Na verdade, as pessoas com diabetes estão em maior risco de problemas de gengiva devido ao baixo controle do açúcar no sangue. Tal como acontece com todas as infecções, a doença gengival grave pode causar aumento de açúcar no sangue. Isso torna o diabetes mais difícil de controlar, porque você é mais suscetível a infecções e é menos capaz de combater as bactérias que invadem as gengivas.
Como seu dentista pode ajudá-lo a lutar contra o diabetes
Visitas dentárias regulares são importantes. Pesquisas sugerem que tratar a doença da gengiva pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue em pacientes que vivem com diabetes, diminuindo a progressão da doença. Praticar uma boa higiene bucal e fazer limpezas profundas profissionais feitas pelo seu dentista podem ajudar a diminuí-la.
Seu plano de ação de saúde bucal para diabetes
O trabalho em equipe envolvendo o autocuidado e o cuidado profissional de seu dentista será benéfico para manter seu sorriso saudável, bem como para retardar a progressão do diabetes. Aqui estão cinco coisas relacionadas à saúde oral que você pode fazer para um bem-estar ideal:
- Controle seus níveis de açúcar no sangue. Use seus medicamentos relacionados ao diabetes como indicado, mudando para uma dieta mais saudável e até mesmo se exercitar mais pode ajudar. Um bom controle do açúcar no sangue também ajudará seu corpo a combater infecções bacterianas ou fúngicas em sua boca e a aliviar a boca seca causada pelo diabetes.
- Evite fumar.
- Se você usar qualquer tipo de prótese, limpe-a todos os dias.
- Certifique-se de escovar sua boca com uma escova macia e limpar entre os dentes diariamente.
- Consulte seu dentista para check-ups regulares.